25 de agosto de 2007

Fragmentos de sensatez

Há nove dias, meu amigo virtual Gustavo Nagel postou, como de costume, um curto e excelente texto em seu blog. Intitulado Simplesmente imprescindível, o post traz uma breve consideração sobre o estilo e o valor do escritor inglês G. K. Chesterton, que eu mesmo admiro profundamente e cito freqüentemente aqui. Algum dia eu pretendo dedicar a Chesterton um post decente, pois ele certamente o merece. Por ora, no entanto, limito-me a publicar aqui uma seleção de frases suas que, creio eu, darão uma vaga idéia não só do seu estilo literário, bem-humorado, paradoxal, inusitado e incansavelmente criativo, como também do conteúdo de algumas de suas idéias, as quais justificam plenamente a afirmação, feita por C. S. Lewis, de que ele é "mais sensato que todos os outros modernos juntos". Inspirado pela menção do Gustavo à sabedoria presente em cada frase desse grande escritor, decidi revisitar o acervo de citações de uma importante entidade de divulgação das suas obras nos EUA, The American Chesterton Society. O slogan dessa sociedade, que eu nem vou tentar traduzir para não cometer uma violência contra o belo jogo de palavras da expressão inglesa, resume bem a essência do pensamento de Chesterton e sua tremenda importância para o mundo moderno: "Common sense for world's uncommon nonsense". Selecionei, traduzi e reproduzo abaixo um quarto das duzentas e cinqüenta e duas citações ali presentes. Espero assim poder dar uma noção vaga e geral acerca de Chesterton aos meus leitores que não o conhecem. Não que eu pense ser esse o melhor meio de apresentá-lo. Por mais interessantes que sejam suas frases, elas acabam perdendo parte de sua profundidade, beleza e significado quando são retiradas da companhia das frases adjacentes; a argumentação de Chesterton, embora esteja longe de ser uma rígida cadeia de silogismos, é dotada de uma continuidade surpreendente, quase orgânica. Chesterton só pode ser devidamente apresentado a nós por seus próprios livros, se é que o pode; pois Bernard Shaw, seu grande amigo pessoal e incansável inimigo intelectual, já advertia que, em debate contra esse admirável polemista, seus adversários não conseguiam abarcar senão a metade do seu intelecto. De qualquer forma, eliminei as frases que talvez não possam ser adequadamente compreendidas isoladamente, e eliminei também algumas que considerei de difícil tradução ou que eram grandes demais, e ainda as que considerei menos importantes enquanto reveladoras das suas idéias. Finalmente, é claro, tive de fazer uma seleção final para que este post não ficasse grande demais. Ainda assim, temo ter fracassado nesse último aspecto. E isso significa que é hora de eu encerrar minhas considerações introdutórias e deixar que o próprio Chesterton fale através de seus fragmentos.

*******

"Eu creio que o que realmente acontece na história é isto: o velho está sempre errado, e as pessoas jovens estão sempre erradas sobre o que há de errado com ele. A forma que isso toma na prática é esta: que, enquanto o velho se agarra a algum costume estúpido, o jovem sempre o ataca com alguma teoria que resulta ser igualmente estúpida."

"Nós não temos tido boas óperas cômicas ultimamente, pois o mundo real tem sido mais cômico que qualquer ópera possível."

"O reformador está sempre certo sobre o que é errado. Mas está geralmente errado sobre o que é certo."

"O homem é sempre algo pior ou algo melhor que um animal; e um mero argumento baseado na perfeição animal jamais o toca de modo algum. Assim, no sexo, nenhum animal é cavalheiresco ou obsceno. E, da mesma forma, nenhum animal inventou algo tão ruim quanto a bebedeira, nem tão bom quanto a bebida."

"Uma coisa pode ser triste demais para ser crida, ou perversa demais para ser crida, ou boa demais para ser crida; mas não pode ser absurda demais para ser crida neste planeta de rãs e elefantes, de crocodilos e lulas."

"Progresso é um comparativo para o qual nós não estabelecemos o superlativo."

"Progresso deveria significar que estamos sempre mudando o mundo para ajustá-lo a uma visão, ao invés de estarmos sempre mudando a visão."

"Minha atitude diante do progresso passou do antagonismo ao enfado. Há muito cessei de discutir com pessoas que preferem a quinta-feira à terça-feira porque hoje é quinta-feira."

"Os homens inventam novos ideais porque não ousam tentar velhos ideais. Eles olham adiante com entusiasmo porque têm medo de olhar para trás."

"Tradição significa conceder votos à mais obscura de todas as classes: nossos ancestrais. É a democracia dos mortos. A tradição recusa submeter-se a essa arrogante oligarquia que meramente ocorre estar andando por aí."

"O passado já não é o que era."

"A guerra não é a melhor forma de resolver divergências; é a única forma de impedir que outros a resolvam por você."

"O verdadeiro soldado luta não porque odeia o que está à sua frente, mas porque ama o que está atrás de si."

"Uma vez abolido Deus, o governo se torna Deus."

"A Declaração de Independência dogmaticamente baseia todos os direitos sobre o fato de que Deus criou todos os homens iguais. E ela está certa; pois, se não foram criados iguais, eles certamente evoluíram desiguais. Não há base para a democracia exceto em um dogma sobre a origem divina do homem."

"Ele é um crítico muito superficial que não é capaz de ver o eterno rebelde no coração de um conservador."

"Você nunca pode ter uma revolução para estabelecer uma democracia. Você deve ter uma democracia para ter uma revolução."

"Não pode haver uma nação de milionários, e nunca houve uma nação de camaradas utópicos; mas tem havido um número incontável de nações de camponeses toleravelmente contentes."

"A totalidade do mundo moderno se dividiu entre conservadores e progressistas. O trabalho dos progressistas é prosseguir cometendo erros. O trabalho dos conservadores é evitar que os erros sejam corrigidos."

"Amor significa amar o não amável, ou ele não é uma virtude, afinal."

"O casamento é um duelo até a morte do qual nenhum homem honrado deve declinar."

"Os primeiros dois fatos que um garoto ou garota saudável sente sobre o sexo são estes: primeiro, que é bonito; e depois, que é perigoso."

"A Bíblia nos diz para amarmos nossos vizinhos, e também para amarmos nossos inimigos, provavelmente porque eles são geralmente as mesmas pessoas."

"Há aqueles que odeiam o cristianismo e consideram esse ódio como um amor abrangente por todas as religiões."

"O ideal cristão não foi tentado e considerado insatisfatório; foi considerado difícil e abandonado sem tentativas."

"Tem sido dito com freqüência, muito verdadeiramente, que a religião é a coisa que faz o homem ordinário sentir-se extraordinário; é uma verdade igualmente importante que a religião é a coisa que faz o homem extraordinário sentir-se ordinário."

"Se um homem dissesse que o Natal é apenas uma desculpa hipócrita para a bebedeira e a gula, isso seria falso, mas conteria um fato oculto em algum lugar. Mas quando Bernard Shaw diz que o Natal é apenas uma conspiração mantida por donos de granjas e comerciantes de vinhos por motivos estritamente comerciais, então ele diz algo que não é tanto falso quanto é uma tolice notável e interessante. Ele poderia igualmente dizer que os dois sexos foram inventados por joalheiros que queriam vender alianças."

"Os homens não divergem muito sobre quais coisas eles consideram males; eles divergem enormemente sobre quais males eles consideram desculpáveis."

"Não é que não haja safados suficientes para maldizer; é que não temos bons homens suficientes para maldizê-los."

"Há um motivo para dizer a verdade; há um motivo para evitar o escândalo; mas não há defesa possível para o homem que faz o escândalo mas não diz a verdade."

"A verdade completa é geralmente aliada da virtude; uma meia-verdade é sempre aliada de algum vício."

"A verdade é sagrada; e se você disser a verdade muito freqüentemente, ninguém crerá nela."

"A idolatria é cometida não apenas ao erigir falsos deuses, mas também ao erigir falsos demônios; ao levar os homens a temerem a guerra, ou o álcool, ou as leis da economia, quando eles deveriam temer a corrupção espiritual e a covardia."

"A maior parte da liberdade moderna está enraizada no medo. Não é tanto que sejamos audazes demais para suportar regras; é que, ao contrário, somos tímidos demais para suportar responsabilidades."

"O mundo será muito em breve dividido, a menos que eu esteja enganado, entre aqueles que ainda prosseguem explicando nosso sucesso e aqueles, algo mais inteligentes, que estão tentando explicar nosso fracasso."

"Eu daria a uma mulher não mais direitos, mas mais privilégios. Ao invés de enviá-la a procurar tal liberdade como a que notoriamente prevalece em bancos e fábricas, eu projetaria especialmente uma casa em que ela pudesse ser livre."

"Selvagens e artistas modernos são igualmente e estranhamente compelidos a criar algo mais feio que eles próprios. Mas para os artistas isso é mais difícil."

"E ao redor do mundo todo a velha literatura, a literatura popular, é a mesma. Consiste em tristeza muito digna e diversão muito indigna. Seus contos tristes são sobre corações partidos, e seus contos felizes são sobre cabeças partidas."

"O que é chamado matriarcado é simplesmente anarquia moral, em que apenas a mãe permanece firme porque todos os pais são fujões e irresponsáveis."

"Nossos mestres materialistas poderiam implantar, e provavelmente implantarão, o controle de natalidade em um programa prático imediato enquanto estamos todos discutindo o terrível perigo de alguma outra pessoa implantá-lo em alguma Utopia distante."

"O propósito da educação compulsória é privar o povo comum de seu senso comum."

"Nós estamos aprendendo a fazer muitas coisas inteligentes; a próxima grande tarefa será aprender a não fazê-las."

"A posição que agora atingimos é esta: começando do Estado, tentamos remediar os fracassos de todas as famílias, todas as creches, todas as escolas, todos os seminários, todas as instituições secundárias que um dia tiveram alguma autoridade própria. Tudo é trazido, no fim das contas, aos tribunais. Estamos tentando impedir o vazamento tampando a parte de cima."

"Psicanálise é uma ciência conduzida por e para lunáticos. Eles estão geralmente preocupados em provar que as pessoas são irresponsáveis; e eles certamente obtêm sucesso em provar que algumas pessoas o são."

"Deixem todos os bebês nascerem, e então deixem-nos afogar aqueles dos quais não gostarmos."

"Poder-se-ia supor que liberdade religiosa significa que todos são livres para discutir religião. Na prática, significa que dificilmente alguém é autorizado a mencioná-la."

"O ateísmo é realmente o mais ousado de todos os dogmas, pois é a asserção de uma negativa universal."

"Progresso é Providência sem Deus. Ou seja, é uma teoria de que tudo tem dado certo perpetuamente por acidente. É uma espécie de otimismo ateísta, baseado em uma eterna coincidência muito mais miraculosa que um milagre."

"Há argumentos em favor do ateísmo, e eles não dependem, e nunca dependeram, da ciência. São sustentáveis o suficiente, até onde eles vão, sobre uma perspectiva geral da vida; ocorre apenas que é uma perspectiva superficial da vida."

"Há dois tipos de pacificadores no mundo moderno; e são ambos, embora de maneiras diversas, perturbadores. O primeiro pacificador é o homem que anda por aí dizendo que concorda com todos. Ele confunde a todos. O segundo pacificador é o homem que anda por aí dizendo que todos concordam com ele. Ele enfurece a todos. Os dois juntos produzem cem vezes mais disputas e distrações do que nós, pobres pessoas pugnazes, teríamos jamais pensado em nossas vidas."

"Há dois tipos de charlatães: o homem que é chamado de charlatão e o homem que realmente é um. O primeiro é o curandeiro que cura você; o segundo é a pessoa altamente qualificada que não o faz."

"Há dois tipos de revolucionários, como da maioria das coisas - um tipo bom e um mau. Os maus revolucionários destroem convenções apelando a novidades - modas que são mais novas que as convenções. Os bons o fazem apelando para fatos que são mais velhos que as convenções."

"Há dois tipos de pessoas: as que aceitam dogmas e sabem disso, e as que aceitam dogmas e não sabem disso."

"O soldado profissional ganha mais e mais poder na medida em que a coragem geral de uma comunidade declina."

"Não há realmente coragem alguma em atacar coisas velhas ou antiquadas, não mais que em oferecer-se para lutar com a avó de alguém. O homem realmente corajoso é aquele que desafia tiranias jovens como a manhã e superstições frescas como as primeiras flores. O único verdadeiro livre-pensador é aquele cujo intelecto é tão livre do futuro quanto do passado."

"Camaradagem é uma coisa muito diferente de amizade, pois amizade implica individualidade, enquanto camaradagem na verdade implica a subordinação temporária, se não a submersão temporária da individualidade. Amigos são melhores por serem dois; mas camaradas são melhores por serem dois milhões."

"Porque nossa expressão é imperfeita, nós precisamos de amizade para preencher as imperfeições."

"Liberdade é precisamente a última idéia que parece ocorrer a alguém ao considerar qualquer proposta política ou social. Basta que alguém, por alguma razão, alegue alguma evidência de algum mal em alguma prática humana, para as pessoas instantaneamente sugerirem que essa prática deveria ser suprimida pela polícia."

"O orgulho consiste em um homem fazer de sua personalidade o único critério, ao invés de fazer da verdade o critério. O cético se sente amplo o suficiente para medir a vida pelas coisas mais amplas, e termina medindo-a pela menor de todas."

"O ceticismo dos últimos dias adora chamar-se progressista; mas o ceticismo é na verdade reacionário. O ceticismo vai para trás; ele tenta desarranjar o que já foi assentado. Ao invés de tentar sulcar novos campos com seu arado, ele simplesmente tenta sulcar o arado."

"Nenhum filósofo cético é capaz de levantar quaisquer questões que não possam igualmente ser levantadas por uma criança cansada em uma tarde quente."

"A liberdade produziu o ceticismo, e o ceticismo destruiu a liberdade. Os amantes da liberdade pensaram que estavam tornando-a ilimitada, quando estavam apenas tornando-a indefinida. Pensaram que estavam apenas tornando-a indefinida, quando estavam na verdade tornando-a indefesa."

"O comerciante médio começou a ser agnóstico não tanto porque não sabia onde estava quanto porque queria esquecer. Muitos dos ricos foram tomados pelo ceticismo exatamente como os pobres o foram pela bebida: porque era uma rota de fuga."

Um comentário:

Alexsandro disse...

Muito obrigado, a tradução será saboreada com muita calma.

Deus o abençoe.